sobre mim


Olá!

Quero compartilhar com você um pouco da minha trajetória, os caminhos que percorri até chegar em um lugar à onde posso alinhar a minha vida ao meu propósito de vida.

Nasci em Fortaleza no dia 1 de janeiro de 1973. Desde muito nova eu dizia querer ser dançarina, a experiência sentida através do corpo sempre me atraiu muito! Porem, acabei seguindo aquilo que parecia ser mais “obvio”! Na adolescência, realmente para a grande maioria dos jovens, não é fácil saber ao certo o que realmente queremos, qual nosso verdadeiro impulso ou proposito de vida, aquilo que viemos para fazer, realizar e entregar ao mundo. Comigo não foi diferente, e então cursei Administração de Empresas na Unifor, e assim já teria “emprego certo”: administrar a clínica de cirurgia plástica de minha mãe Yhelda Felicio, uma mulher guerreira e realizadora, que vivenciou muitos desafios e barreiras em um meio totalmente “dominado” por homens em uma época onde o machismo tinha uma força maior e a cultura nordestina era muito discriminada! Cada vez mais ficava claro para mim que não estava no lugar onde eu realmente queria estar, mas tudo nessa vida é aprendizado e vejo que cada momento foram estágios de aprendizagem. Nesse universo, que era o de minha mãe, aprendi logo cedo que nada na vida vem fácil, para alcançarmos algo é preciso colocarmos nossa dedicação e verdadeiro empenho. Venho de família com formação cristã, o poder da oração me foi ensinado desde muito cedo, então orava pedindo apoio para encontrar o meu verdadeiro caminho e vocação. O trabalho nos dá a oportunidade de entregar no mundo nossa qualidade essencial, aquilo que é mais genuíno em nós, qualidades inatas a serem manifestadas quando alinhadas ao nosso propósito de vida!

Em 2001 conheci o Yoga e a minha sensação era de que eu já o conhecia, pois tudo o que estava vivenciando não me parecia ser novo, não sei explicar bem isso, mas era simplesmente assim: como se eu já tivesse vivido tudo aquilo, então a minha identificação foi automática e mergulhei com toda profundidade com uma sede por saborear o conhecimento e ensinamentos... a pratica das posturas (asanas), e tudo mais... Com a intensão de aprofundar a minha pratica pessoal de Yoga, em 2003 embarquei para um curso de formação para professores de Yoga no Centro Montanha Encantada (SC) e durante o curso tive a certeza de que ser professora de Yoga era o que eu realmente queria, era isso, encontrei o meu caminho, a minha vocação, foi uma sensação indescritível e desde então comecei a ensinar Yoga! Em 2008 me tornei mãe, essa foi a experiência mais fantástica e valiosa da minha vida, através da maternidade fui flechada pelo verdadeiro sentido da palavra Amor, a família é a minha maior preciosidade!

Em 2011 tive a oportunidade de conhecer mais uma sabedoria milenar: o Eneagrama, através do Padre Domingos Cunha, e em 2014 conclui a formação em Eneagrama, pela sua escola o IESH – Instituto Eneagrama Shalom ao qual fui colaboradora por 5 anos. Fiquei encantada, assim como no Yoga, busquei me aprofundar nesse conhecimento e em verdade percebi que estava aprofundado cada vez mais em mim mesma!!! Conhecer a si mesmo em profundidade não é uma tarefa fácil e requer de nós uma relação verdadeira consigo mesmo! O universo é tão divino que coloca as pessoas certas a cada momento em nosso caminho para nos ensinar e entregar exatamente o que precisamos para evoluirmos como Ser Humano.

Toda a minha experiência como professora de Yoga e instrutora de Eneagrama flui a partir de tudo o que eu experimento e vivencio, amo ensinar as pessoas a se reconectarem com elas mesmas com auto amor, auto respeito e autocuidado. Sou uma buscadora... sigo sempre em frente na direção do meu coração para evoluir como Ser Humano e viver alinhada ao meu propósito de vida, trabalhando com o que amo: ensinar e aprender Yoga e Eneagrama e assim poder expressar e entregar ao mundo aquilo que é a minha qualidade essencial.

Yelw Felicio, ensina Yoga há 17 anos, é Yogaterapeuta formada pela Integrative Yoga Therapy, no Centro de Yoga Montanha Encantada (SC) com Joseph Le Page e Lilian Aboim, com especialização em Educação Somática – métodos psicossomáticos para o desenvolvimento da consciência corporal nas abordagens de: Feldenkrais, com Roberto Liaskowsky; Antiginástica, com Maria Alice Figueiredo; Ginástica Holística, com Silvia Soter e Hanna Somatic, com Kaelash Neels.

Instrutora de Eneagrama, formada pelo FESH, escola de Eneagrama do IESH – Instituto Eneagrama Shalom.

Aprofundou seus conhecimentos em Chakras, Ayurveda, Meditação e Fundamentos das Terapias Tradicionais Chinesas. Estudiosa no trabalho especifico de Yoga para gestantes, desenvolvendo uma metodologia próprio de ensino. Membro da IEA Brasil (International Enneagram Association). Ministra aulas e cursos regularmente, na Clínica Ventura - Centro Avançado de Práticas para o Desenvolvimento Humano em Fortaleza-CE.

Atualmente está fazendo o curso da DEP - Dinâmica Energética do Psiquismo, uma escola iniciática, sistêmica de abordagem transpessoal.

Nos últimos anos vem desenvolvendo um trabalho de integração entre Eneagrama e Yoga, duas sabedorias milenares que se complementam na abordagem espiritual, onde corpo/mente/espirito se inter-relacionam em constante comunicação.

O autoconhecimento é sem dúvidas um caminho que dá sentido à sua vida. Sua metodologia valoriza e prioriza as necessidades e possibilidades de cada aluno com ensino educativo, preventivo e terapêutico.