Nos apresenta uma grande sabedoria psicológica, em um modelo prático, objetivo e fácil de compreender, situando-se numa perspectiva de ponte entre a psicologia e a espiritualidade. Enquanto a psicologia procura responder ao “Por que”, a espiritualidade dá respostas a: “Quem sou eu”, “De onde vim” “Para onde vou”… integrando estas duas dimensões fundamentais do Ser Humano.
Podemos “entender” o Eneagrama como uma espécie de GPS — um mapa de navegação interior, que leva a pessoa até ela mesma e além de si mesma. Lhe ajudando concretamente a direcionar sua energia para canalizar seus “esforços” com mais consciência!
Ensinando a direcionar e equalizar a sua energia naquilo que você é verdadeiramente bom, que você realmente gosta e lhe preenche de sentido e valor.
O Eneagrama é baseado em Leis Matemáticas da antiguidade, sua origem remonta a era pré- cristã, é representado por uma figura geométrica que explica o fluxo dinâmico do universo e as dinâmicas internas do Ser Humano. Sua tradição bebeu, ao longo da História, em diversas fontes de espiritualidade, surgiu a partir da observação profunda do comportamento humano, da busca de sentido na vida e da felicidade autêntica, e se mantém viva até os dias de hoje nos entregando um Mapa PsicoEspiritual, muito completo e profundo, acessível e prático, com grande potencial de libertação e transformação.
O mapa da personalidade, nos permite uma compreensão profunda daquilo que somos e porque somos assim, com certos esquemas mentais, emocionais e comportamentais característicos. Mas verdadeiramente o Eneagrama vai muito além disso pois se destina a ser um instrumento de transformação espiritual nos revelando porque perdemos o contato com as profundezas da espiritualidade. Através do Mapa da Essência, nos mostra o caminho que nos leva ao melhor de nós mesmos, ao Ser que existe além do domínio da personalidade, recordando o sentido e a missão de vida. De onde viemos, onde estamos, como estamos e para onde vamos: o Eneagrama é a bússola que nos ajuda a encontrar essas respostas dentro de nós mesmos.