Métodos‎ > ‎

Yogaterapia Integrativa

postado em 26 de mai de 2013 06:19 por studioyelwfelicio   [ 1 de jul de 2017 12:25 atualizado‎(s)‎ ]

 

O Yoga é um ensinamento milenar que vem de um povo muito antigo da Índia, surgia a partir de uma profunda contemplação e observação da natureza, de seus ritmos e ciclos, e de como eles influenciam na vida do ser humano. Ao longo dos tempos ocorreram muitas transformações na forma de ensino, pois foram sendo criados diferentes métodos o que também gerou muitas duvidas a cerca do que realmente é o yoga.
Yoga é um caminho que conduz a pessoa a compreender e conhecer a si mesmo. É a arte de viver consciente, ou seja, tudo o que for fazer deve ser feito exercendo a atenção plena.
A prática do yoga conduz a um despertar progressivo da atenção, e da concentração da mente voltada para si mesmo, ensinando ao praticante a estar no momento presente.

O que difere o Yoga de outras praticas de exercício físico é a atitude que está por trás dos exercícios. Para nós não interessa simplesmente a realização de um exercício, e sim a atitude, o estado de presença na experiência proposta através do corpo. Com a atitude correta vem uma serie de outras coisas: o alinhamento postural, inteligência corporal, respiração consciente, despertar das experiências do corpo sutil, onde se dá uma transformação do organismo, que acontece de dentro para fora em um processo que podemos chamar de alquimia corporal.

O Yoga apresenta diferentes caminhos, nosso caminho é o Hatha Yoga, que lida com o corpo físico e trata basicamente da circulação da energia  vital (prana) em nosso corpo.
Sua finalidade é limpar e desbloquear os “canais” sutis de circulação desta energia (nadis), de modo a facilitar a comunicação entre a mente e o corpo, tornando o corpo um veículo adequado às energias mentais mais delicadas, mais abstratas, mais espirituais, preparando a pessoa para a prática da meditação.   

O Hatha Yoga procura favorecer o bom funcionamento orgânico, para que o corpo goze de um bom estado de saúde e conserve a vida por mais tempo.



Método: Yogaterapia Integrativa

 

O objetivo maior deste método consiste em promover a saúde integral entre todos os corpos: físico, mental, energético e emocional. Para isto utilizamos as ferramentas da educação somática em conjunto com as técnicas do yoga.   

A palavra Somático representa aquilo que é relativo ao corpo, a palavra soma é o corpo percebido do ponto de vista do individuo.

Tanto o yoga como a educação somática partilham de princípios em comum: de que o corpo é um organismo vivo indivisível e indissociável da consciência.  O corpo carrega em si, o meio onde se vive,  suas emoções, pensamentos, crenças e valores sociais, políticos  e espirituais. O corpo não é uma maquina habitada por uma consciência, o corpo é ele mesmo um dos estados de consciência do ser humano.    

Os movimentos propostos levam em conta as estruturas anatômicas, fisiológicas e biomecânicas do corpo de forma global, onde o aluno experimenta movimentos que exigem novas respostas neuromusculares. Orientamos o aluno em um processo de reaprendizagem que passa pelo movimento de seu corpo no espaço.
Quando reconhecemos o potencial do corpo e respeitamos seus limites, podemos então estabelecer maior intimidade com nós mesmos e integrar uma nova qualidade de movimento, que se reflete na vida cotidiana, no bem estar físico mental e emocional.

A pratica do Hatha Yoga inclui:
Ásana, postura correta, são posições estáticas que atuam sobre a circulação da energia vital, estimulando áreas específicas do corpo, principalmente órgãos  e glândulas. Promove a flexibilidade das articulações e o alongamento muscular, proporcionando uma boa postura da coluna vertebral, importante para a livre circulação do prana, a energia sutil.
Pranayama, controle da energia nervosa pela respiração.
Mudra, gesto que influencia a forma como percebemos a energia vital (prana), e funciona como uma poderosa ferramenta para auxiliar na meditação.
Bandha, são compressões profundas que atuam como massagem interna em órgãos e glândulas, mas cujo verdadeiro papel é o de bloquear a passagem da energia, de modo que esta se acumule em determinados centros, com o objetivo de estimulá-los, ou fazer com que a energia se redirecione.
Dharana, concentração e visualização, com técnicas que ensinam a colocar a atenção e a intenção no que você deseja criar para si próprio.
Dhyana, meditação, progressivamente leva ao aquietamento gradativo da mente e um estado de profundo alerta mental e relaxamento corporal.
Kryia,
 técnicas de purificação e limpeza dos órgãos internos.

As aulas são flexíveis e adaptáveis em séries de ritmo variável, priorizam a qualidade do movimento por meio de atividades que estimulam a sensibilidade e a percepção, motivando o aluno a realizar uma pesquisa sobre si mesmo, ao encontro da melhor utilização de seu corpo.

São para alunos de todos os níveis e idades, tanto para quem está começando a praticar Yoga, como para quem já pratica e deseja se aprofundar. Mesmo compartilhando da mesma prática os alunos vivem o seu processo evolutivo individualmente, respeitando sempre a sua condição física, o seu estado de saúde e o seu ritmo pessoal.

É uma pratica restauradora, bastante indicada para pessoas que querem aliviar o estresse, melhorar sua qualidade respiratória, para quem sente dor na coluna ou sofre de hérnia de disco, hipertensos, idosos, e a todos que buscam o alinhamento postural e a consciência corporal.
Confira nossos
horários e agende uma aula experimental gratuita.


Benefícios:

Gerenciar seu estresse e recuperar-se da fadiga; melhorar a flexibilidade e a amplitude articular; reequilibrar o tônus de todo o corpo; trabalhar a coordenação motora; acalmar as dores crônicas; ter uma respiração mais satisfatória; aumentar a capacidade de concentração; reconhecer as dinâmicas entre seu corpo, suas percepções e emoções; desenvolver seu potencial de expressão.
Muitas pessoas confundem a prática do Yoga com culto a alguma religião ou ritual. Na verdade, ela não está vinculada a nenhum princípio religioso ou dogmático, mas à arte e à ciência de trabalhar o corpo e a mente como instrumentos para levar o praticante a conhecer-se a si e seu próprio potencial interno.
 
 
“Ao exercitar a flexibilidade de suas articlações, amplia a flexibilidade de sua mente. Durante o relaxamento, descobre a entrega. E, ao meditar, amplia sua consciência…”

                                                                                                                                                                                                                                 Laura Uplinger






 

Comments