Hatha Yoga Terapia

O Yoga não se restringe as práticas nas aulas, se estende as nossas atitudes e ações na vida, quando passamos a ter consciência de nossos atos. Isso acontece, pois com o Yoga, temos a oportunidade de aprendermos a arte da concentração, da meditação, o que diminui o fluxo dos pensamentos. A prática do Yoga tem por objetivo fazer com que a mente fique centrada e tranqüila, de modo que o praticante se conscientize de sua verdadeira natureza e da natureza de todas as coisas.


“Ao exercitar a flexibilidade de suas articulações, amplia a flexibilidade de sua mente. Durante o relaxamento, descobre a entrega. E, ao meditar, amplia sua consciência…”

Laura Uplinger



Assim como a Natureza é multifacetada, as definições de Yoga também o são, o termo Yoga vem da palavra sânscrita yuj que significa unir, juntar, religar.


O Yoga facilita e gera Unidade em todos os níveis do nosso ser, corpo, mente e espírito. Podemos interpreta-lo como uma escola de vida, um sistema completo e integrado.

Método

O Yoga apresenta diferentes caminhos, nosso caminho é o Hatha Yoga.

Hatha Yoga é o caminho do esforço determinado, nele existem diversas linhas e métodos de ensino.

Cada professor é único, com sua história de vida e seu processo dentro do Yoga, a escolha é pessoal, e encontrar a linha que se ajusta a seu perfil só é possível por meio da prática.

O Hatha Yoga focaliza-se no corpo físico como um portal para a consciência corporal, ou seja, o corpo como um veículo experimental para o equilíbrio e a integração na totalidade do ser. Os Asanas (posturas psico-fisica-energeticas) do Hatha Yoga desenvolveram-se como o resultado de uma investigação interna de como equilibrar o fluxo de energia através do corpo. Dentro do Yoga, a energia é fundamental e toda a vida é percebida como energia vibrando em diversos níveis ou freqüências. Através da prática do Yoga, nos aproximamos desta fonte de energia que é a base ou “pedra fundamental” de toda a vida. Esta energia básica é chamada Prana. Um princípio básico do Yoga é que todos os acontecimentos, incluindo a saúde e a doença, se originam nos níveis sutis do Prana, se manifestando em níveis progressivamente mais densos. O Prana é especialmente importante no funcionamento do corpo humano, pois faz a força da vida circular através do corpo, abastecendo-o com a energia necessária para executar todas as suas funções.

Por esta razão, a saúde e a doença estão intimamente associadas ao fluxo do Prana no corpo. Este também esta associado à respiração, sendo a ciência da respiração chamada de Pranayama, que significa expansão e canalização da força vital.

A respiração é um aspecto chave para o Hatha Yoga. Além dos asanas e pranayamas incluem também: Mudra (gestos com as mãos, adquirindo estabilidade), Bandha (contrações: cervical, abdominal e do períneo), Dharana (concentração) e visualizações com técnicas que ensinam a colocar a atenção e a intenção no que você deseja criar para si próprio, Dhyana (meditação) progressivamente leva ao aquietamento gradativo da mente e um estado de profundo alerta mental e relaxamento corporal e as práticas de limpeza chamadas Kriyas.

Um aspecto desta prática é o esforço necessário à transformação; o outro é a aceitação de quem somos, a cada momento, sabendo que, ao nível mais fundamental, já somos completos e inteiros.

A Hatha Yogaterapia é uma prática integrada para um ser integrado. O objetivo maior deste método consiste em promover a saúde integral entre todos os corpos: físico, mental, energético e emocional.

As aulas são flexíveis e adaptáveis em séries de ritmo variável, priorizam a qualidade do movimento por meio de atividades que estimulam a sensibilidade e a percepção, motivando o aluno a realizar uma pesquisa sobre si mesmo, ao encontro da melhor utilização de seu corpo.

São para alunos de todos os níveis e idades, tanto para quem está começando a praticar Yoga, como para quem já pratica e deseja se aprofundar. Mesmo compartilhando da mesma prática os alunos vivem o seu processo evolutivo individualmente, respeitando sempre a sua condição física, o seu estado de saúde e o seu ritmo pessoal.

É uma pratica restauradora, bastante indicada para pessoas que querem aliviar o estresse, melhorar sua qualidade respiratória, para quem sente dor na coluna ou sofre de hérnia de disco, gestantes, hipertensos, idosos, e a todos que buscam o alinhamento e consciência corporal.
Confira nossos horários e agende uma aula experimental gratuita.

Benefícios:

Quando as forças físicas, mentais e psíquicas não estão dirigidas por uma consciência unificada, a relação entre o movimento e a respiração é perturbada.

Através da respiração e da execução de diversas posturas, o aluno percebe como as diferentes posturas alteram o padrão da respiração e quando a respiração não flui relaxada, é porque há esforço demasiado. Gradativamente o aluno aprende a soltar o esforço demasiado, soltando as tensões, adquirindo maior consciência respiratória e postural.

Benefícios à saúde : Regulação do sistema endócrino, equilíbrio do sistema nervoso simpático e parassimpático, eliminação de toxinas através da pele, capacidade cardiorespiratória aumentada, melhora do sistema cardiovascular e cerebral, fortalece o sistema imunológico e regula a pressão sanguínea.

Aprimora o alinhamento postural através do equilíbrio entre a musculatura posterior e anterior do corpo trabalhando em sintonia o alongamento e a tonificação muscular, desenvolvendo resistência, força, flexibilidade, um melhor espaço articular e equilíbrio.

Internamente: Maior concentração e paciência, auto-conhecimento, investigação dos seus limites, conscientização, paz, expansão, controle e autodomínio, plenitude e percepção de outros estados de consciência. O praticante aprende a absorver, acumular e a distribuir corretamente o Prana (Energia Vital) por todo o organismo . Reduz o estresse do dia-a-dia proporcionando paz e serenidade, sendo considerada uma atividade física restauradora e preventiva.

Se você tem um corpo então o yoga e para você”
                                                            B.K.S. Iyengar

Muitas pessoas confundem a prática do Yoga com culto a alguma religião ou ritual. Na verdade, ela não está vinculada a nenhum princípio religioso ou dogmático, mas à arte e à ciência de trabalhar o corpo e a mente como instrumentos para levar o praticante a conhecer-se a si e seu próprio potencial interno.

Comentário:

“Quando da avaliação física, na primeira secção, você me indagou ¨por que Yoga”. Respondi que estava a procura de melhorar minha respiração, pois sofria de claustrofobia moderada, agravada com a constatação de uma fibrose pulmonar, mas que naquele momento, após 3 meses de tratamento à base de corticóides, felizmente foi suspenso, por se tratar de um problema antigo.
Hoje, passados 5 meses praticando exercícios de Yoga, ministrados com competência e dedicação por você, sinto que tive um aumento considerável da capacidade pulmonar. No aspecto psíquico, noto uma melhora na ansiedade, enquanto aumenta a força de vontade, a concentração e a vivacidade mental, concorrendo para que grande parte de minha insegurança esteja se transformando em autoconfiança.
Diante do exposto, só tenho a lhe agradecer, esperando que , com a continuação desses exercícios, dentro de pouco tempo, com o aumento progressivo de minha autoconfiança, venha superar por completo o remanescente de minha claustrofobia.”

JOAO BATISTA PONTES FORTALEZA CE -10/07/2011
Aluno do Studio Yelw Felicio
Comments